quarta-feira, 13 de junho de 2007

Saneamento Básico, O Filme



A comunidade da Linha Nova, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos na serra gaúcha, reúne-se para tomar providências sobre a construção de uma fossa para o tratamento do esgoto da vila. Uma comissão é escolhida para pleitear a obra junto à sub-prefeitura.

A comissão é recebida pela primeira-secretária do sub-prefeito. Após ouvir a reivindicação, a primeira-secretária reconhece a legitimidade da solicitação mas afirma que a sub-prefeitura não dispõe de verbas para obras de saneamento básico até o final do ano, pelo menos. No entanto, a prefeitura tem quase dez mil em verbas para a produção de um vídeo. A verba veio do governo federal e, se não for gasta, terá que ser devolvida.

Em comum acordo com a primeira-secretária, a comunidade decide fazer um vídeo sobre a obra de canalização do Arroio Cristal. A sub-prefeitura apoia fortemente a idéia da realização do vídeo e da utilização da verba para a obra, que seria um absurdo devolver, mas esclarece que, para requerer a verba, a comunidade deve apresentar um roteiro e um projeto do vídeo, e que a verba era necessariamente para obras de ficção.

Os moradores da Linha Nova passam então a fazer um vídeo de ficção que, segundo interpretações, é um filme de monstro, ambientado nas obras de construção de uma fossa, com o único objetivo de usar a verba para as obras. O que eles não esperavam é que a produção do filme fosse se tornando cada vez mais complexa e interessante.





COLETIVA DE IMPRENSA
SANEAMENTO BÁSICO, O FILME

Em coletiva realizada no dia 05 de agosto no hotel Dall'Onder em Bento Gonçalves, o diretor Jorge Furtado e boa parte do elenco de Saneamento Básico, O Filme falaram para uma platéia de jornalistas de veículos da Serra Gaúcha e da Capital. Com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2007, o filme tem prêmios da Petrobras, do BNDES e investimento da Columbia.... LEIA MAIS





2 comentários:

Yes we Have Cinema disse...

muito bacana esse blog
ja somos seguidores...
otima iniciativa para o cinema brasileiro

Pedro Andrade Guimarães disse...

Ola,
Eu trabalho em uma produtora independente chamada Mukeca Filmes….
Estamos começando a produção de um curta metragem dia 03/08 que estará pronto no final de agosto. O curta chama “Gelatina`s Crazy”, do diretor Cesar Netto. Gostaria de saber se você tem interesse em colocar o video no site para os internautas assistirem!
espero um e-mail de resposta.

abrigado pela atenção

Pedro Andrade ( pedro_andrade@mukecafilmes.com.br )